sábado, 23 de junho de 2012

Turismo Rural em São Miguel Arcanjo


         O município de São Miguel Arcanjo vem cada vez mais se destacando como destino turístico do Sudoeste Paulista. O grande potencial turístico do município possibilita a oferta de diferentes segmentos do turismo, oferecendo atrativos em eco-turismo, turismo histórico-cultural e o turismo rural.

Destaca-se neste cenário o Parque Estadual “Carlos Botelho”, com belíssimos rios e cachoeiras, além de animais seriamente ameaçados de extinção, o Parque possui mais de 37 mil hectares remanescente de floresta atlântica, sendo uma das regiões mais bem preservadas do Brasil e recebeu da UNESCO, em 1998, o título de “Sítio do Patrimônio Mundial da Humanidade”.

No Parque são praticadas diversas atividades ligadas ao Ecoturismo: trekking, observação de aves, educação ambiental. Em seu entorno abriga diversas propriedades particulares de preservação ambiental como o Parque do Zizo, Parque Taquaral, Parque da Onça Parda, Ecovila Murucututu, todas com foco no desenvolvimento sustentável a partir do Ecoturismo e Educação Ambiental, entre outras atividades.
           O histórico de fundação do município e sua influência imigrante são pontos explorados no segmento Histórico Cultural, com grande destaque para o tradicional “Caminho dos Romeiros” e a “Rota do Imigrante Japonês”, possibilitando a vivência das heranças tropeiras e a grande importância dos imigrantes japoneses para o desenvolvimento agrícola do município.
Turismo Rural
Turismo Rural segundo a Embratur é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.
O Turismo Rural se traduz como uma nova forma de manter o homem no campo uma vez que o desenvolvimento rural não deve depender exclusivamente de atividades agrárias, já que tem no Turismo Rural um grande aliado na geração de renda e criação de novos postos de trabalho nas propriedades rurais.
 O Turismo Rural tem como objetivo aproximar a população urbana da natureza, promovendo o intercâmbio entre o homem da cidade e o homem do campo; revitalizar na zona rural a melhoria da qualidade de vida, conservando os recursos naturais e reabilitando o patrimônio sócio-cultural. Este tipo de turismo não é concebido dentro dos padrões da hotelaria habitual. Ao contrário, tem um clima de informalidade e de absoluta familiaridade.

Atualmente, devido à sua grande riqueza agrícola, São Miguel Arcanjo apresenta diversos atrativos no meio rural, possibilitando assim a exploração do Turismo Rural que enfatiza a vivência no campo. As atividades que se destacam nesse estilo de turismo são as Vinícolas Artesanais, O Casarão Produtos Coloniais da Agricultura Familiar, o Artesanato da Terra, a loja de Laticínios Yema, Passeios e Cavalgadas, Leite ao Pé da Vaca, Acampamento em Camping, Pousada no Sítio, o sistema “Colha e Pague” em algumas propriedades rurais, Cachaçarias, etc.

A população do município é de 35.647 habitantes, sendo 63% na área urbana e 37% na zona rural e apresenta 10 % do seu território no meio urbano e 90% no meio rural. São Miguel Arcanjo é considerado a Capital da Uva Itália, e também um exímio produtor de diversas variedades de frutas, hortaliças e legumes.




 Em virtude do tradicional evento denominado Festa da Uva, vem se desenvolvendo uma atrativa prática turística que é o "Colha e Pague" - atividade que possibilita turistas vivenciar a vida do campo e o cultivo da uva. Algumas propriedades rurais que vem se destacando no recebimento de turistas possibilitando a compra de frutas diretamente no pé, experiência essa que segundo relato de alguns visitantes, “é uma experiência única que deve ser experimentada por todos”.

Devido a grande produção de uvas no município, também vem se destacando a produção de vinhos coloniais. Hoje já são mais de 08 produtores e já temos algumas Vinícolas Artesanais, que hoje se encontram formatadas através de um roteiro denominado Rota do Vinho, onde o turista pode conhecer todo o processo da fabricação dos vinhos e também realizar a degustação de vários tipos de vinhos e sucos, saboreando uvas colhidas no pé, conversando com o produtor, apreciando um bom vinho colonial na sua origem e sendo presenteado com as belezas naturais como o Vale das Uvas.

A vivência no campo e desenvolvimento do turismo rural, portanto, é uma experiência que vem se consolidando dentro do cenário turístico de nossa cidade. A comunidade rural de São Miguel Arcanjo atenta às novas tendências agro turísticas tem encontrado total apoio do poder público Municipal, Estadual e Federal.

As entidades comprometidas com o desenvolvimento rural têm oferecido diversos cursos e palestras aos empreendedores da Cadeia Produtiva do Turismo Rural em São Miguel Arcanjo, tais como o Curso de Turismo Rural, Curso de Panificação Artesanal, Boas Práticas Agrícolas, Boas Práticas de Fabricação na Agroindústria Familiar, Curso de Elaboração de Vinho, Suco de Uva e Geléias, Curso de Elaboração de Bolos, Tortas e Biscoitos, Programa Amigo do Turista, Elaboração do Mapa Turístico de SMA, entre outros.

Neste cenário destaca-se o papel de entidades como o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, a CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, a Casa da Agricultura de São Miguel Arcanjo, a Prefeitura Municipal de São Miguel Arcanjo através da Secretaria de Turismo, Comtur, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Sebrae/SP.

Destacam-se ainda no cenário do Turismo Rural de São Miguel Arcanjo a Cacharia Shin Sui, a empresa Hidropônico Calderaro, Haras e Fazenda do Bosque, Vinícola Torre Alta, Vinícola Boa Vista, Vinícola Monte Alto, Vinícola Zafalon, Camping e Vinícola Bounjour, Pousada Vila da Mata, Pousada Passaredo, Cachaçaria Toca da Coruja, Cachaçaria Fruto da Terra, Casarão Produtos Coloniais, Artesanato da Terra, Casa da Praça, Biblioteca Japonesa, Laticínios Yema, Parque do Zizo, Lagoa do Guapé, A Igreja Matriz, Bóia Cross da Muriqui Ecoturismo, Pousada Aconchego de Gaia, Pesqueiro São Paulo, além de diversos restaurantes, lanchonetes e festivais gastronômicos.
As principais festas e eventos são a tradicional Festa da Uva, Festa do Vinho- com a pisa da uva, Festa do Folclore com o festival do bolinho de frango- comida típica, Festa do Milho Verde, Carnaval de Rua, Festival do Japão, Festa do Padroeiro e Festividades Religiosas em diversos bairros rurais, Festival Lollo Terra de MPB, além do Aniversário da Cidade e Festividades Natalinas.
Venha brindar a vida e a natureza em São Miguel Arcanjo, compartilhe bons momentos do nosso jeito acolhedor e simples de ser, desfrute das mais belas paisagens, contemple a exuberância da nossa fauna e flora, conheça nossa culinária típica, reencontre as suas origens ou descubra a felicidade proporcionada pelo Turismo Rural de São Miguel Arcanjo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário