quinta-feira, 21 de junho de 2012

São Miguel Arcanjo inicia colheita de uvas finas


Os produtores de São Miguel Arcanjo já iniciaram a colheita das uvas com boas expectativas na comercialização do produto. A estimativa é que a produção do município neste ano chegue a 50 mil toneladas entre as variedades de uvas finas e rústicas. “O pico da safra na cidade começa a partir desta segunda quinzena de janeiro e se estende até o final de março”, explica o engenheiro agrônomo Átila Queiroz de Moura, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de São Miguel Arcanjo.
Animado com a produção, o agricultor Paulo Bonjour, vice-presidente da Associação dos Produtores e Moradores dos Bairros Ibaitinga e Guararema, de São Miguel Arcanjo, já está preparado para o inicio da colheita da fruta nesta semana. Em sua propriedade com sete hectares, quatro é totalmente destinados à produção de uva Itália e Niagara. Neste ano, o produtor espera colher seis toneladas da fruta. “A expectativa é ótima em termos de qualidade e quantidade. Espero que não chova tanto em fevereiro”, diz.
Para o agrônomo da Cati, o clima não deve prejudicar o trabalho dos agricultores na safra. “Os produtores estão animados, a produtividade será boa, as chuvas anteriores atrapalharam um pouco na época de florada, mas nada que afete a qualidade”, afirma. Ele também explica que há uma boa expectativa para a comercialização do produto. “ A safra do Paraná acabou, agora só restam, praticamente, São Miguel Arcanjo e Pilar do Sul no mercado”, afirma.

Preços

O engenheiro agrônomo Roberval Luis dos Santos da Cooperativa Agrícola Sul Brasil, acredita que a produção este ano será menor que o esperado. “Tivemos uma perda de 15% a 20%, o que ainda é considerado normal”, explica. Ele também explica que o custo de produção aumentou no ano passado, mas o agricultor deve aproveitar os bons preços praticados no mercado.
O município de São Miguel Arcanjo é um dos principais produtores de uva de mesa do país. A produção envolve cerca de 600 propriedades e cerca de 2 mil hectares de plantio. A produção da fruta no município corresponde de 30 a 40 % do Estado de São Paulo. A cidade produz diversas variedades de uvas, como Itália, Rubi, Brasil, Benitaka. A variedade Niágara vem ganhando espaço na região, mas a pioneira é a uva Itália.

Correio de Itapetininga

Nenhum comentário:

Postar um comentário